-
Arquitetos: Hakli Architects
- Área: 890 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Jussi Tiainen
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Creche Omenapuisto é projetada num terreno estreito e segue o padrão da rua adjacente. A parte sul é reservada como uma área de lazer, onde as salas de grupo e corredores se abrem. O objetivo é alcançar a leveza e a abertura juntamente com o grau de supervisão necessário.
O edifício emoldurado de madeira é predominantemente térreo, mas no momento em que o edifício se torna de dois andares, os espaços multiuso são de altura dupla, com uma grande varanda.
O telhado desce suavemente em duas direções. Em cada extremidade há uma grande calha que lança a água de chuva em uma piscina de pedra que penetra no solo. A diferença de níveis do terreno formam taludes, que fazem parte do projeto.
As longas elevações são revestidas em Kuningaspaneeli, painéis de madeira, de 42 mm de espessura. Estes painéis são cortadas em três larguras diferentes. O revestimento é deixado na sua cor natural, de modo que torna-se cinzento com o passar do tempo. Os padrões brancos no revestimento foram pintados no local.
O revestimento foi entregue no local em comprimentos específicos para evitar articulações nas placas verticais. A fixação foi feita por meio de fechos de contra-placado localizadas no espaço de ventilação por trás dos painéis. As fachadas satisfazem os critérios mais exigentes para a durabilidade: madeira de boa qualidade, de espessura adequada, de movimento mínimo e uma superfície intacta.
O prédio na Classe de Fogo P3, o que tornou possível a utilização de madeira extensivamente para partições. As longas elevações são revestidas internamente com placas de pinho Effex. O revestimento interno é em placas de três larguras diferentes, como o revestimento externo, e é também fixado com parafusos ocultos e não tem juntas horizontais. As mesmas placas são usadas, com verniz, na mobília. Algumas das paredes internas são também revestidas de pinho na cor clara.
O pátio interno pavimentado, aberto para o hall de entrada tem um teto com uma grande abertura circular que permite que o movimento do sol seja parte do edifício. No pátio, há uma escultura do artista Pasi Karjula que representa o universo, que é composto por vinte esferas feitas de madeira maciça.